terça-feira, 7 de outubro de 2008

A MALDIÇÃO DA CIGANA

Era época de guerra e havia muita fome. A perseguição aos ciganos era enorme. Eles ouviam falar do extermínio dos de sua raça,pelos nazistas,na Alemanha, e na Hungria e estavam em sobressalto. Alêm disso, não tinham como conseguir comida.
Por estar com os filhos famintos,a cigana Perlla foi pedir comida em uma padaria. Pediu delicadamente ao dono:


Por favor, qulquer pão que o senhor tiver, mofado,velho, dê para meus filinhos comerem. Ela só faltava se ajoelhar para pedir.Nesse momento,o dono da padaria chamou os empregados e ordenou que açoitassem a cigana violentamente.
A cigana, já do lado de fora da padaria, toda machucada e humilhada, gritou:
Você vai receber a maldição dos ciganos,pois está negando mesmo pão velho só porque são crianças ciganas. Cairão desgraças até a quinta geração de sua família.
Contavam que,até o período em que acompanhavam a história da família do padeiro, soube que a padaria pegou fogo, o dono morreu sufocado, alguns dos filhos dele morreram,outros desapareceram e a mulher morreu afogada num rio.
Sobraram somente poucas pessoas que foram implorar aos ciganos para que tirassem a maldição colocada pela cigana.
Uma velha cigana, no entanto, respondeu que não se poderia desfazer a maldição,por ser ligada à negação de comida a crianças famintas.
Mesmo já no Brasil, a velha cigana tinha notícias de que as desgraças continuavam se abatendo sobre a tal família.

Jorge Fernando de Olho

EM LENDAS E HISTÓRIAS CIGANAS

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Lendas ciganas?
Cidade de Porangaba. Já ouviu falar?
Bom! Reza a lenda que essa seja uma cidade amaldiçoada, por uma cigana, há muito tempo, não sei exatamente o quanto.
Conta- se que a tal cigana pedirá ajuda, fome ou doença não sei ao certo, e como era de se esperar ninguém na cidade a ajudou. Assim sendo a cigana amaldiçoou a cidade, que lá nada iria prosperar.
O fato é que, pelas pessoas que conheço que visitam a cidade e pelas vezes que retornei lá, fica mais evidente que isso venha ser a razão da cidade estar como esta.
Há ainda que dizer, que em dias de finados, as pessoas vão ao túmulo da cigana, onde há varias pedrinhas em cima , e lá elas fazem pedidos e viram três pedrinhas.
Agora me diga!Há como anular ou desfazer a maldição?