Médico político (Diamantina, MG, 1902). Estudou as primeiras letras com sua mãe, d. Júlia, professora pública em Diamantina. Em 1921, foi nomeado, após concurso, telegrafista. Em 1927, concluiu o curso de medicina, especializando-se em cirurgia, em Paris. Em 1931 foi nomeado capitão-médico da Polícia Militar de Minas Gerais. Na interventoria Benedito Valadares, em 1933, exerceu as funções de secretário do Governo elegendo-se deputado federal após a promulgação da constituição de 1934. Perdeu o mandato em1937.com a decretação do Estado Novo.
Três anos depois, foi nomeado prefeito de Belo Horizonte pelo então governador Benedito Valadares. Em 1946,elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte. Em 1950, candidatou-se ao governo do Estado, derrotando Gabriel Passos.em 1955,elegeu-se presidente da República, derrotando Juarez Távora, Ademar de Barros e Plínio Salgado. Seu governo caracterizou-se pelo impulso ao desenvolvimento econômico,a construção de Furnas e Três Maria,a implantação da indústria automobilística, a construção de estradas de rodagem, Belo Horizonte –Brasília, Belém-Brasília, Brasília- Acre,a criação da SUDENE e,do que chamava de “meta-síntese”,construção de Brasília e a mudança da capital para o planalto central de Goiás. No governo Jânio Quadros,elegeu-se senador por esse Estado,não,exercendo o mandato.
CONGRESSO NACIONAL
Em 1964, comandou pessoalmente a votação do PSD no Senado,elegendo,para a Presidência da República o Marechal Castelo Branco.Nesse mesmo ano, teve o seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos pelo prazo de dez anos,por decreto assinado pelo presidente Castelo Branco.residiu em Paris dois anos,fazendo conferências em países da Europa e nos Estados Unidos.De volta ao País,recolheu-se à a vida privada,dedicando-se aos negócios bancários.É o Presidente do conselho de Administração do Banco Denasa de Investimento S/A.
Jorge Fernando de Olho na Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário