terça-feira, 14 de outubro de 2008

GRANDE BRASILEIRO

KUBITSCHEK DE OLIVEIRA JUCELINO


Médico político (Diamantina, MG, 1902). Estudou as primeiras letras com sua mãe, d. Júlia, professora pública em Diamantina. Em 1921, foi nomeado, após concurso, telegrafista. Em 1927, concluiu o curso de medicina, especializando-se em cirurgia, em Paris. Em 1931 foi nomeado capitão-médico da Polícia Militar de Minas Gerais. Na interventoria Benedito Valadares, em 1933, exerceu as funções de secretário do Governo elegendo-se deputado federal após a promulgação da constituição de 1934. Perdeu o mandato em1937.com a decretação do Estado Novo.



Três anos depois, foi nomeado prefeito de Belo Horizonte pelo então governador Benedito Valadares. Em 1946,elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte. Em 1950, candidatou-se ao governo do Estado, derrotando Gabriel Passos.em 1955,elegeu-se presidente da República, derrotando Juarez Távora, Ademar de Barros e Plínio Salgado. Seu governo caracterizou-se pelo impulso ao desenvolvimento econômico,a construção de Furnas e Três Maria,a implantação da indústria automobilística, a construção de estradas de rodagem, Belo Horizonte –Brasília, Belém-Brasília, Brasília- Acre,a criação da SUDENE e,do que chamava de “meta-síntese”,construção de Brasília e a mudança da capital para o planalto central de Goiás. No governo Jânio Quadros,elegeu-se senador por esse Estado,não,exercendo o mandato.



CONGRESSO NACIONAL

Em 1964, comandou pessoalmente a votação do PSD no Senado,elegendo,para a Presidência da República o Marechal Castelo Branco.Nesse mesmo ano, teve o seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos pelo prazo de dez anos,por decreto assinado pelo presidente Castelo Branco.residiu em Paris dois anos,fazendo conferências em países da Europa e nos Estados Unidos.De volta ao País,recolheu-se à a vida privada,dedicando-se aos negócios bancários.É o Presidente do conselho de Administração do Banco Denasa de Investimento S/A.

Jorge Fernando de Olho na Cultura

Nenhum comentário: