sábado, 7 de fevereiro de 2009

RESPONDENDO COMENTÁRIO DE "ANÔNIMO"

Durante o tempo que apresentava um programa de rádio, estava sempre voltado em defesa dos índios, lutando e pedindo, iluminação nas aldeias que hoje é realidade, Graças ao Governo Federal. Hoje luto pedindo quiosques em locais da cidade e, inclusive em algumas ruas de nossos bairros, principalmente no Bracuhy onde fica a reserva, para que os índios possam vender seus produtos.
Tirando assim o desconforto que os mesmo têm, sentados nas calçadas como verdadeiros indigentes. Os quiosques, com certeza, seriam atrações turísticas.
Amigos, gostaria de deixar uma questão para pensamento:
Que resposta vocês acham que receberiam ao perguntar aos índios sobre a seguinte questão!? “escolha um tipo de moradia, uma casa de pau-a-pique, uma palhoça ou uma meia água com laje? – Seria bom se alguém criasse coragem e fizesse essa pesquisa junto aos índios. Amigo anônimo, o problema do poder é o bolso que nunca está furado, sempre se alongando e se lixando para as pessoas que tem criatividade e idéias e que se preocupam com quem vive mal e não tem valor. Mais a Justiça tarda mais não falha. Eu queria ver os “pousudos” (aqueles que têm a chave do problema e não resolvem) passando uma semana numa aldeia e fazendo suas necessidades fisiológicas no mato, sendo picado por mosquitos, se assustando com o "pio da coruja", com o "rugido da jaguatirica", aí sim, eles iam ver "o que é bom pra tosse". Lamentavelmente quem leva vantagem nisso é a mídia, que não investe nos problemas relacionados com o sofrimento e a amargura de nossos irmãos índios brasileiros. Procure se preocupar e lutar mais do que eu para que eles atinjam e consigam um pouquinho mais de respeito, pois, não seria nenhum favor que nós estaríamos fazendo em prol dos nossos índios.

Se os governantes das cidades atentassem mais para as aldeias indígenas de seu município, com certeza seria esta mais uma das grande atrações turísticas inesquecíveis, pois eu que frequento as aldeias fico deslumbrado com o conhecimento dos índios referente a natureza, seus artesanatos, suas crenças, suas ervas medicinais, sua cultura e o tratamento quando chegamos a aldeia... Sem maldade, sem descriminação e na maior simplicidade de pureza, porque aí sim, existe o AMOR.

Aldeia Sapukai - Cacique João




Índios em uma das ruas importantes de nossa cidade de Angra dos Reis, sentados ao chão tentando vender seus produtos artesanais.
Tem que se dar um basta a esta falta de atenção e respeito aos índios do nosso município.



Jorge Fernando de Olho na Cidade

Nenhum comentário: