sábado, 7 de fevereiro de 2009

Antídoto para as picadas de abelhas

Cientistas da Universidade Estadual Paulista, em Rio Claro, no interior de São Paulo, acabam de obter o primeiro soro capaz de bloquear os efeitos do veneno da Apis melliferai, a espécie de inseto mais comum no Brasil. “Ao ficar muito tempo no sangue, a toxina expelida pela abelha pode lesar órgãos vitais e deixar seqüelas”, explica o bioquímico Mário Sérgio Palma, um dos mentores da pesquisa (nota). “Por isso, a solução é indicada especialmente para quem foi vítima de dezenas ou centenas de picadas”, esclarece. Para bolar o antídoto, os pesquisadores estudaram a fundo a composição da peçonha da abelha.
“Ela é mais complexa que a da aranha, por exemplo,” diz Palma. O soro já foi testado com sucesso em 30 pacientes de São Paulo. “Ele pode ser administrado até 20 horas depois do acidente”, conta. A previsão é que esteja disponível na rede pública a partir de março deste ano.




Nota
Problemas crônicos


Quando um enxame ataca um ser humano, é encrenca na certa. Poucos são os bombardeios fulminantes, mais muitos deles disparam distúrbios capazes de perdurar pela vida inteira. Isso porque a toxina presente no veneno consegue escapar da circulação sanguínea, prejudicando órgãos como fígado, rins e coração.

Jorge Fernando de Olho na Saúde

Nenhum comentário: