domingo, 20 de junho de 2010

A COPA DO MUNDO



Este mês de junho do ano de 2010, está acontecendo em solo africano, pela primeira vez o maior torneio internacional de futebol. Com 32 países competindo, espera-se que um público televisivo de até 27 bilhões de pessoas assista ao evento!

TROFÉU

O troféu original da copa do mundo era feito de prata folheada de ouro. Durante a 2° Guerra Mundial, Ottorino Barassi, vice-presidente da FIFA, guardou-o numa caixa de sapatos debaixo da cama para escondê-los de soldados alemães. Duas décadas depois, em março de 1966, o troféu foi roubado antes da Copa da Inglaterra, mas encontrado por um cachorro chamado Pickles uma semana depois. Em 1970, o Brasil,Tricampeão, assumiu a posse do troféu, que foi roubado em 1983 e nuca mais recuperado.O troféu atual, de ouro maciço, fica com os vencedores até o torneio seguinte;depois, recebem uma réplica folheada a ouro.

JOGO MUNDIAL

Esta copa bateu o recorde:204 países competiram pelas 32 vagas.Só a anfitriã África do Sul teve vaga garantida. Os times da zona européia receberam13 vagas;os africanos 5;os sul-americanos e asiáticos, quatro cada; e a zona que inclui as Américas do Norte e Central, incluindo o Caribe,três vagas. As duas vagas restantes foram decididas na repescagem entre zonas.



Nenhum comentário: