sexta-feira, 15 de maio de 2009

PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS

Confira como manter uma alimentação diária equilibrada e saudável


Carnes
Ao menos 2 vezes por semana, em uma das refeições, a carne vermelha deve marcar presença no seu prato. Na hora de preparar, opte por grelhar o bife e retire a gordura antes do cozimento.

Pães, massas e demais carboidratos
O segredo para uma boa alimentação é ir com calma nestes tipos de produtos, consumindo-os com moderação.
Uma dica para alternar o cardápio é substituir o arroz por 3 colheres (sopa) de macarrão, 1 unidade pequena de batata cozida ou 2 mandioquinha pequena. No café da manhã, os cereais matinais podem ser trocados por ½ unidade de pão francês sem miolo ou 2 bolachas de água e sal.

Laticínios
O ideal é consumir até 2 porções diárias por dia. Para variar, você pode optar entre 1 copo de leite desnatado, 1 fatia média de queijo branco, 1 pote (180ml) de iogurte desnatado ou 1 colher (sopa) de requeijão light.

Aves, peixes e ovos
Por semana, você deve consumir até 2 porções desse grupo de alimentos. As opções recomendadas para você escolher são 1 pedaço médio de sobrecoxa assada sem pele, 2 unidades de ovos cozidos ou 1 filé de peixe grelhado.

Leguminosas e oleaginosas
No almoço e jantar, você pode escolher entre ½ concha de feijão, lentilha, feijão branco ou ervilha. Do grupo das oleaginosas, o ideal é consumir 3 unidades de nozes, castanha-do-pará ou castanha de caju, etc.

Frutas
Você deve consumir 2 ou 3 por dia, respeitando um bom intervalo de horas entre uma e outra fruta. As mais calóricas, como o coco e açaí, deve entrar no seu cardápio apenas 1 vez por semana.

Verduras e legumes
Neste caso, não há nenhum tipo de restrição. Você pode comê-los à vontade.

Cereais integrais e óleos vegetais
Use sempre 1 colher (chá) de azeite de oliva na hora de temperar as saladas. Já o óleo de soja deve ser utilizado no cozimento dos alimentos.
No caso dos cereais, 3 colheres (sopa) de arroz no almoço e no jantar são o ideal. No café da manhã ou nos lanches entre as refeições, consuma 3 colheres (sopa) de cereais matinais light ou 1 barrinha de cereais light.

Nenhum comentário: