Por que a ligação? As dores de cabeça da enxaqueca são causadas pela inflamação das artérias que cercam o cérebro. Outras artérias dentro dele também podem sofrer espasmos durante a crise, interrompendo temporariamente a circulação do sangue e, assim, aumentando a probabilidade de AVC.
Riscos adicionais. Anormalidades do revestimento das artérias também podem levar o sangue a se coagular mais depressa. “Em casos raros, as artérias que seguem para o cérebro podem romper-se mais facilmente”, diz a Dra. Gretchen Tietjen, professora de Neurologia da Universidade de Toledo. Esses rompimentos podem causar o estreitamento dos vasos e a formação de coágulos. O excesso de estrogênio dos contraceptivos orais (principalmente em fumantes) e a terapia de reposição hormonal podem aumentar ainda mais os fatores de coagulação e criar o ambiente perfeito para um AVC.
Como reduzir o risco. Já se demonstrou que doses baixar de aspirina são capazes de reduzir o risco de AVC em mulheres com mais de 45 anos e também impedir a enxaqueca.
Os médicos podem ajudar a diminuir o risco das artérias anormais. Um caminho é manter a pressão artéria em níveis saudáveis. Peça também ao médico um exame de sangue de rotina para determinar se existem sinais de aumento da coagulação. Caso existam, converse sobre a terapia com aspirina, sobre medicamentos anticoagulantes ou alternativos à reposição hormonal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário