sábado, 29 de novembro de 2008

REFORMA ORTOGRÁFICA - O ACORDO

Ao definir as mudanças, o Acordo Ortográfico buscou um consenso entre as versões brasileira e portuguesa do idioma quando possível e manteve as duas redações oficiais quando não foi possível. Algumas das novas regras visam a fixação de normas para uso ortográficos já consagrados pelo uso.


O Acordo Ortográfico foi assinado em Lisboa, no dia 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique – Timor Leste aderiu em 2004, depois de conquistar sua independência da Indonésia. No Brasil, a reforma da língua foi aprovada para Decreto Legislativo nº 54 de 18 de abril de 1955 e sancionada em cerimônia da Academia Brasileira de Letras no dia 29 de setembro de 2008, data que marcou o centenário da morte do Escritor Machado de Assis.


Foram necessários dezoito anos para que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa saísse da teoria e se tornasse uma realidade. O Brasil será o primeiro dentre os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a adotar as mudanças, que já entrarão em vigor a partir de 2009 – o período de transição, durante as duas ortográficas irão coexistir, irá até 2012. A reforma vai influenciar a nossa maneira de escrever e de se relacionar com a língua.


Breve informações fundamentais sobre a nova cara do Português e esclarecimentos sobre as principais mudanças, como trema, acentuação e hífens, entre outros.

Jorge Fernando De Olho na Reforma Ortográfica

Nenhum comentário: