sábado, 10 de janeiro de 2009

O NOVO PORTUGUÊS - MAIÚSCULA



1. A Letra maiúscula inicial é sempre usada nos seguintes casos:

>Nomes próprios, sejam eles reais (José de Alencar) ou fictícios (Branca de Neve).

>Nomes de lugares, sejam eles reais (Brasil) ou fictícios (Atlântida).

>Nomes de seres antropomorfizados (semelhantes ao homem) ou mitológicos: Adamastor (gigante mítico referido por Luís de Camões em “Os Lusíadas”), Zeus (deus de mitologia greco-romana).

>Nomes que designam instituições: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

>Nomes de festas e festividades: Páscoa, Natal.

>Títulos de jornais e revistas, que devem ser sempre grafados em itálico: Conhecimento Prático Língua Portuguesa.

>Siglas, abreviaturas ou símbolos usados internacionalmente ou nacionalmente em maiúsculas (nesse caso, não necessariamente apenas na letra inicial): IBGE, H­₂O.

2. A letra maiúscula inicial é facultativa em termos de reverência, formas de tratamento cortês (chamados de “áulicos”) ou de hierarquia. O uso também é facultativo em inícios de versos e em termos que classificam locais públicos (rua, largo, avenida), assim como templos e edifícios: Avenida ou avenida Paulista, Igreja ou igreja do Bonfim, palácio ou Palácio da Cultura.

Obras especializadas podem seguir regras próprias para o emprego de maiúscula e minúscula, baseando-se em códigos ou normalizações específicos (como terminologias geológicas, antropológicas, botânicas etc.) estabelecidos por entidades científicas ou normalizadoras reconhecidas internacionalmente.

Na língua inglesa, nomes de meses e dias de semana são grafados com letra maiúscula e, devido à difusão do idioma no Brasil – e ao fato de que em Portugal os meses eram escritos em maiúscula antes do acordo –, muita gente passou a adotar a prática. Por isso, fique atento: meses e dias de semana são grafados com minúscula.

Nenhum comentário: