sábado, 13 de dezembro de 2008

ALDEIAS INDÍGENAS DE ANGRA DOS REIS

Atendendo pedido do amigo Marcelo Abreu Gomes, residente em Conceição de Macabu – Macaé, segue informações referente a seu pedido achando também proveitoso aos internautas informações referente às Aldeias, o significado do nome dado as Escolas Indígenas Estaduais de Angra dos Reis e Paraty.

(KARAI KUERY RENDA)


Significa lugar dos anciões, a cultura indígena é baseada na sabedoria dos velhos; São eles que transmitem a sabedoria para os mais jovens.
Esta escola fica localizada Aldeia Guarani Sapucaí do bairro Bracuhy – Angra dos Reis “RESERVA”


(KARAÍOCA) N0ME PAJÉ E DO CACIQUE




O sabedor o que tem a sabedoria na mesma pessoa. Esta escola está localizada na aldeia indígena de araponga na cidade de Paraty “RESERVA”


(TAVA MIRIM)




Lugar que se aprende, transmite conhecimentos-Religiosidade. Esta escola está localizada na aldeia de Paraty Mirim, na cidade de Paraty (RESERVA)

(VELHO=SABEDORIA)
OPÍ- Lugar que se reúne que se transmitem conhecimentos (IGREJA)


ESTAS ESCOLAS ESTÃO LOCALIZADAS NOS MUNICIPIOS DE ANGRA DOS REIS E, PARATY PERTENCENTE AO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

2 comentários:

Anônimo disse...

Que interessante Jorge vc falar da aldeia Indígena do Bracuí, no entanto é triste saber que o atual governo e o antes desse, não estão nenhum pouco preocupados com aquela comunidade. Prova disso é que eles querem mais uma vez levarem p/o bracuí um outro condomínio, uma outra favela de cimento armado. Senhores leitores dos blogs, por favor se manifestem, será q vcs ñ enchergam que Angra pode deixar se ser um paraíso p/se transformar em um inferno, o tráfico comando os morros de Angra, a corrupção a cidade em terra e nas comunidades rurais, onde ainda existe vestígios de MATA ATLâNTICA eles querem construir condomínios (favelas populares). Não estou exagerando, é só fazerem uma vizitinha no cond.morada do Bracuí, o esgoto ainda está a céu aberto indo p/a única praia existente no local, praia está q há uns 40 anos atrás até gente nasci por lá, através de parteiras. Hoje não nasce mais nada, só se vê a MERDA DESCENDO vala abaixo.Amigo vc está muito tempo de férias, por favor volte e fique de olho na cidade.

Marcelo Abreu Gomes disse...

Jorge,
Só hojelhe agradeço.
Mas nunca é tarde, concorda?
Valeu!