Nesta quinta-feira, dia 31 de julho de 2008 às 14 horas, em visita a aldeia num bate papo com o Cacique João e mais um guerreiro que retirava uma muda de banana nanica para me presentiar. De repente algo estranho acontece a frente da escola Estadual Guarany Karai Kuery Renda que está situada dentro da reserva, uma fumaça negra surgia intensamente.
Corremos ao local e infelizmente nos deparamos com o início de uma tragédia. Ventava muito e uma centelha se deslocara de um pequeno fogo indo cair na cobertura em sapê de duas tabas, destroindo-as completamente não só elas como tudo que havia dentro.
Para não dizer que tudo foi destruído, conseguimos salvar um violão.É de se lamentar por esta perda pois moravam duas famílias.
Espero que um dia o mundo acorde e comece a tratar o índio como gente, e não sendo usado pela mídia (globalmente falando) como se fosse um objeto.
Assim como eu lutei muito no meu programa de rádio pedindo iluminação, que inclusive hoje é realidade, espero que os governos e as entidades entrem com algum tipo de providência. "Será que o índio não gostaria de casas com tijolo e telha?"
Deixo-lhes meu protesto.Em breve imagens do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário