domingo, 16 de maio de 2010

GETÚLIO VARGAS


A devassa

A Aeronáutica rebusca nos desvãos do Catete. Descobre documentos que estarrecem a nação; é o “mar de lama ‘’ . Ao ver-se assim traído dentro de sua própria casa, o lutador parece vacilar.Já não comanda,já não tem o que ou a quem comandar. Sua aparência, naqueles dias , era como a de um sonâmbulo, conforme disse um dos que estiveram ao seu lado nos últimos instantes. No dia 12 de agosto- doze dias antes de se matar- dirigia ao povo brasileiro a sua penúltima mensagem política, através de discurso pronunciado em Belo Horizonte: as injúrias que me lançam, as pedras que me atiram, a objurgatória, a mentira e a calunia não conseguirão abater meu ânimo,perturbar a minha serenidade, nem me agastar dos princípios de amor e humildade cristão por que norteio a minha vida e me fazem esquecer os agravos e perdoar as injustiças.Mas é um homem derrotado.E foi sozinho que se decidiu pelo gesto supremo – o suicídio.

Nenhum comentário: