quarta-feira, 31 de março de 2010

A GRIPE SUINA

A GRIPE SUINA, nome popular que se convencionou chamar á doença respiratória aguda causada pelo vírus INFLUENZA A (H1N1), causando uma verdadeira pandemia no Brasil e no mundo.

Dezenas, para não falar em centenas, de casos são detectados todos os dias ao redor do mundo. As autoridades sanitárias de vários países estão em alerta, além da OMS, Organização Mundial da Saúde e da ONU – Organização das Nações Unidas.

Mas como se originou esta doença? Onde começaram os primeiros casos e quais suas causas? Como avaliar se uma pessoa está ou não infectada? E o que podemos fazer para evitar a transmissão e o contágio?

Bem, estas e várias outras questões é o que veremos neste vídeo a partir de agora...

QUEM É A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Entidade religiosa de origem portuguesa, fundada em Angra dos Reis, como em todo o Brasil com fins de filantropia. Primeiro reúne as famílias mais tradicionais do local e cria uma Irmandade para gerenciar os trabalhos que serão voltados à saúde.

Esta Irmandade cria uma diretoria e um conselho fiscal para fiscalizar contas.

Além desta fiscalização, a ANVISA fiscaliza as questões de ocupação e utilização, o Tribunal de contas fiscaliza as verbas liberadas, e, além disto, uma auditoria permanente particular revira as prestações de contas, e mais ainda: prestam serviços para a PMAR (Prefeitura Municipal de Angra dos Reis), e recebem um repasse por serviços prestados na saúde, pois é praticamente a única entidade que atende a população carente. E que por este motivo, sendo filantrópica, sempre estará no vermelho no seu tempo de vida de quase 200 anos. Dizer de desvios de verbas é o mesmo que acusar a nata das famílias tradicionais de Angra dos Reis. Obras faraônicas é mentira, pois nem se quer conseguem acompanhar a demanda da saúde em Angra dos Reis, tentando adaptar da melhor forma possível o atendimento, procurando uma melhor qualidade de espaço para fornecer o mínimo de atenção que o segurado do SUS merece, e com as obras buscando o atendimento de planos de saúde, para custear o déficit no atendimento do SUS.

Uma certeza real, quem fala mal pode ter reservado para si e suas gerações, nunca estarão prejudicando a Santa Casa e sim a população de Angra dos Reis, que tem aqui a única porta aberta na saúde para o atendimento.

Quando falar mal, no mínimo procure se informar dos fatos para não falar bobagem do único plano de saúde que atende a população carente e, que presta serviços para a Prefeitura de Angra dos Reis na área de saúde.

Recebem um repasse de verbas do SUS e complementação de atendimento. (Verba Federal ou Municipal?)

Com as obra e melhoramentos que foram executados na entidade para melhor atender a população, e sendo um marco de referência na saúde, pois os municípios mais próximos acabam recebendo este benefício.

O custo majorado pelo atendimento, pois não podem recusar atendimento para quem chega à porta e, acabam no vermelho.

Pouca gente presta atenção ao cotidiano, o êxodo rural tem trazido famílias numerosas de outros estados em busca de sobrevivência e melhoria. Esta população flutuante que vem para Furnas e Verolme é atendida na Santa Casa.

A receita e a despesa deveriam está empatadas, no entanto o déficit cresce a cada mês. Não se pode negar que foram feitas as obras, e nenhuma delas pode ser considerada faraônica, pois foi às reformas que levaram à entidade a melhoria, adaptando-a as normas da RDC 50 – controlada pela ANVISA.

A MAIORIA DAS PESSOAS PENSA QUE A SANTA CASA É DA PREFEITURA. NÃO É NÃO, É UMA ENTIDADE FILANTRÓPICA PARTICULAR.

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE

A Dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus.

Esses mosquitos costumam picar durante o dia, principalmente, no início da manhã e no final da tarde.

O mosquito da Dengue se reproduz em recipiente com água parada e exposta, e seus ovos continuam vivos por até um ano. É importante evitar os criadouros de mosquitos, pois são neles que suas larvas (fase aquática) se desenvolvem.

Os sintomas mais comuns da Dengue são febre, fraqueza, dor de cabeça, dor no corpo e por trás dos olhos. Em alguns casos podem aparecer dores nas juntas e manchas vermelhas na pele.




A Pessoa com suspeita de Dengue deve procurar o serviço de saúde, tomar bastante líquido e não fazer automedicação, evitando o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, Melhoral, dentre outros.

Se além dos sintomas mais comuns da Dengue surgirem vômitos, sangramentos, dores abdominais intensas, pés e mãos frias, lábios roxos, queda de pressão, há possibilidade de ser Dengue Hemorrágica. Neste caso, é necessário o atendimento hospitalar, visando evitar a síndrome do choque, que pode levar à morte.

NÃO DEIXE ÁGUA ACUMULADA EXPOSTA AO MOSQUITO DA DENGUE.
Ele não perdoa, MATA!