sábado, 30 de maio de 2009

SÍTIO VALE DAS ÁGUAS - À VENDA!

Documento RGI, 2 casas simples, 1 casa (quarto, sala, cozinha e banheiro), uma meia água em frente a piscina com churrasqueira, dois lagos de peixes, telefone, parabólica, mureta capacidade para até 30 casas, duzentos e vinte metros de frente para Rodovia Saturnino Braga, cachoeira em torno de toda área, área ótima 12 mil metros na escritura, mais o total da mais de 20 mil metros, fora as vertentes que são preservadas.A 10 km do centro de Angra dos Reis, A 70 km de Barra Mansa e 120 Km do Rio de Janeiro. Preço a combinar.
Aceita-se aluguel para festa, retiros, etc...
Área ótima para alojamento... Aceitamos aluguel.











Tratar pelo:
Tel: (24) 3377-3610 / (24) 7835-1645
E-mail: jfsrepresentacoes@gmail.com / deolhoemangra@gmail.com

domingo, 17 de maio de 2009

FESTA DE SÃO JORGE

Segue especial referente a Festa São Jorge que comemora-se no dia 23 de abril.


Em Angra dos Reis, a festa foi comemorada no dia 26 de abril, domingo, com passeata e desfiles de cavaleiros. Aproveitando a oportunidade que muito nos honrou, homenageamos o saudoso Jorge Elias, que durante toda a vida aqui na Terra estava sempre presente as festividades, não só como um dos patrono e como fiel fervoroso. Esperamos que homenagens marcantes entrem para a história do nosso município como o mesmo.














FIM DA PROGRAMAÇÃO AO VIVO DA TV-COM

Lamento profundamente que a programação da TV-COM vai ficar parada por tempo indeterminado, quem sofre com isso é o povo. Eu, particularmente, só tenho a agredecer, fui convidado a fazer parte desse grupo como colaborador e como apresentador quando ela começou com muita dificuldades, em plena luz do dia de baixo de chuva e sol. Foi uma escola pra mim principalmente do aprendizado que tive com o jornalista Robson de Moraes que, pra mim, é um profissional de alta competência. Espero continuar reconhecido pela TV-COM, pois a mesma estará sempre em minhas lembranças e reconhecimento, pois é difícil de esquecer os momentos que estive entre eles. Com certeza fiz minha parte sem denegrir a imagem de ninguém, sempre com um programa voltado para a população do município. Agradeço a TV-COM, pois, ainda hoje, sou lembrado por onde passo, e as pessoas me parabenizam pelas matérias criadas e produzida por mim junto aos bairros. Fica por aí o meu lamento, pois, continuo de Olho na Cidade.


Robson de Moraes

Atenciosamente:
Jorge Fernandes de Olho na Cidade

Link da Matéria
http://tupinamblog.blogspot.com/2009/05/tv-com-se-despede-dos-programas-ao-vivo.html


sexta-feira, 15 de maio de 2009

7 DORES QUE PASSAM DESPERCEBIDAS

Elas avisam: algo está errado. Mais preferimos pensar que vão passar depressa a procurar um médico. É aí que muitas vezes damos de cara com o perigo. Saiba como escapar de um engano.

Levante a mão quem nunca se automedicou por causa de uma dor. É corriqueiro achar que ela é um mal passageiro, entupir-se de analgésico e esperar até ela se tornar insuportável para ir ao médico. 64% dos brasileiros tentam aliviar dores recorrentes sem ajuda médica. Não caia nessa. Toda dor deve ser checada. Quanto antes, melhor.

1 Dor de cabeça

Dos 10 aos 50 anos, ela geralmente é causada por alterações na visão ou nos hormônios – esta, mais comum entre as mulheres. E esses justamente os casos em que a automedicação aumenta o tormento. “Isso porque, quando mal usado, o analgésico transforma uma dorzinha esporádica em diária”, avisa o neurocirurgião José Oswaldo de Oliveira Júnior, chefe da Central da Dor do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Acima dos 50 anos, as dores de cabeça merecem ainda mais atenção: é que podem estar relacionada à hipertensão.

2 Dor de garganta

Costuma ser causada pela amigdalite de origem bacteriana ou viral. “Se não for tratada, a amigdalite bacteriana pode exigir até cirurgia”, alerta o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, na Grande São Paulo. A do tipo viral baixa a imunidade e, em 10% dos casos, vira bacteriana. Portanto, pare de banalizar essa dor. Se ela parece nunca ir embora, abra os olhos: certos tumores no pescoço também incomodam e podem ser confundidos, pelos leigos, como simples infecção.

3Dor no peito

“Quando o coração padece, a dor é capaz de se espalhar na direção do estômago, do maxilar inferior, das costas e dos braços”, descreve o cardiologista Paulo Bezerra. Em geral, isso acontece quando o músculo cardíaco recebe menos sangue devido a um entupimento das artérias. “A sensação no peito é como a de um dedo apertado por um elástico. E piora com o estresse e o esforço físico”, explica Bezerra. Não dá para marcar bobeira em casos assim: o rápido diagnóstico pode salvar a vida.

4Dor nas pernas

Muita gente não hesita em culpar as varizes – às vezes injustamente. “A causa pode ser outra”, avisa a fisiatra Lin Tchia Yeng, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Uma artrose, por exemplo, provoca fortes dores nos pés e nos joelhos. Se não for tratada, piora até um ponto quase sem retorno. “Em outros indivíduos a dor vem das pisadas”, explica Lin. “É quando há um erro na posição dos pés ou se usam calçados inadequados.” Sem contar doenças como hipotireoidismo e diabetes, que afetam a circulação nos membros. “Há medicamentos específicos para resolver a dor nesses casos”, diz a reumatologista Solange Mandeli da Cunha, do Centro de Funcionalidade da Dor, em São Paulo.

5 Dor abdominal

Uma dica: o importante é saber onde começa. Uma inflamação da vesícula biliar começa no lado direito da barriga, mas tende a se irradiar para as costas e os ombros. Contar esse trajeto ao médico faz diferença; “Se a pessoa não for socorrida, podem surgir perfurações nessa bolsa que guarda a bile fabricada no fígado”, diz o cirurgião Heinz Konrad. Nas mulheres, cólicas constantes – insuportáveis no período menstrual – levantam a suspeita de uma endometriose, quando o revestimento interno do útero cresce e invade outros órgãos. “Uma em cada dez mulheres que vivem sentindo dor no abdômen tem essa doença”, calcula a anestesiologista Fabíola Peixoto Minson, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

6Dor nas costas

A má postura e o esforço físico podem machucar a coluna lombar. “É uma dor diária, causada pelo desgastes físico e pelo sedentarismo”, diz o geriatra Alexandre Leopold Busse, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Conviver com o tormento? Essa é a pior saída. A dor nas costas, além de minar a qualidade de vida, pode escamotear o câncer no pâncreas também. “No caso desse tumor, surge uma dor lenta e progressiva”, ensina a fisiatra Lin Tchia Yeng. Por precaução, aprenda que a dor nas costas que não some em dois dias sempre é motivo para visitar o médico.

7Dor no corpo

Se ele vive moído, atenção às suas emoções. A depressão, por exemplo, não raro desencadeia um mal-estar que vai da cabeça aos pés. “O que dá as caras no físico é o resultado da dor psicológica”, diz Alaide Degani de Cantone, coordenadora do Centro de Etudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde, em São Paulo. “Quem tem dores constantes aparentemente sem causa e que vive triste, pessimista, sem ver o prazer nas coisas nem conseguir se concentrar direito pode apostar em problemas de ordem emocional”, opina o psiquiatra Miguel Roberto Jorge, da Universidade Federal de São Paulo. E, claro, essas dores que no fundo são da alma também precisam de alívio.

PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS

Confira como manter uma alimentação diária equilibrada e saudável


Carnes
Ao menos 2 vezes por semana, em uma das refeições, a carne vermelha deve marcar presença no seu prato. Na hora de preparar, opte por grelhar o bife e retire a gordura antes do cozimento.

Pães, massas e demais carboidratos
O segredo para uma boa alimentação é ir com calma nestes tipos de produtos, consumindo-os com moderação.
Uma dica para alternar o cardápio é substituir o arroz por 3 colheres (sopa) de macarrão, 1 unidade pequena de batata cozida ou 2 mandioquinha pequena. No café da manhã, os cereais matinais podem ser trocados por ½ unidade de pão francês sem miolo ou 2 bolachas de água e sal.

Laticínios
O ideal é consumir até 2 porções diárias por dia. Para variar, você pode optar entre 1 copo de leite desnatado, 1 fatia média de queijo branco, 1 pote (180ml) de iogurte desnatado ou 1 colher (sopa) de requeijão light.

Aves, peixes e ovos
Por semana, você deve consumir até 2 porções desse grupo de alimentos. As opções recomendadas para você escolher são 1 pedaço médio de sobrecoxa assada sem pele, 2 unidades de ovos cozidos ou 1 filé de peixe grelhado.

Leguminosas e oleaginosas
No almoço e jantar, você pode escolher entre ½ concha de feijão, lentilha, feijão branco ou ervilha. Do grupo das oleaginosas, o ideal é consumir 3 unidades de nozes, castanha-do-pará ou castanha de caju, etc.

Frutas
Você deve consumir 2 ou 3 por dia, respeitando um bom intervalo de horas entre uma e outra fruta. As mais calóricas, como o coco e açaí, deve entrar no seu cardápio apenas 1 vez por semana.

Verduras e legumes
Neste caso, não há nenhum tipo de restrição. Você pode comê-los à vontade.

Cereais integrais e óleos vegetais
Use sempre 1 colher (chá) de azeite de oliva na hora de temperar as saladas. Já o óleo de soja deve ser utilizado no cozimento dos alimentos.
No caso dos cereais, 3 colheres (sopa) de arroz no almoço e no jantar são o ideal. No café da manhã ou nos lanches entre as refeições, consuma 3 colheres (sopa) de cereais matinais light ou 1 barrinha de cereais light.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

PAUSAS PARA O CAFÉ

Acusado antigamente de provocar várias doenças, hoje o café tem um currículo impressionante: cada vez mais indícios mostram que quem toma café tem menos risco de sofrer de diabetes tipo 2, pedras da vesícula, doença de Parkinson, cirrose e alguns tipos de câncer – de fígado, mama e cólon.

Melhor que suco de fruta? Parece que centenas de composto, vários deles antioxidantes, são responsáveis pelos efeitos benéficos e protetores do café. Num estudo recente da Universidade de Harvard, quem tomava café tinha menos risco de morrer por causa de doenças cardiovasculares do que as bebidas muito calóricas. Um estudo norueguês constatou que a porção típica de café preto é mais em antioxidantes que uma porção de mirtilos, framboesas, abacaxis ou de muitos sucos de frutas.
Bônus cerebral O Café pode ajudar tanto a cabeça quanto o corpo. Um estudo verificou que camundongos privados de sono ficavam muito mais calmos depois de inalar grãos de café torrados.

Dicas ao beber Muito nutricionistas acreditam que o melhor ainda é a moderação e recomendam tomar uma ou duas xícaras de café por dia, sem leite, creme, nem açúcar (que só estimulam a barriguinha). Se a dose for muito maior do que essa, a cafeína pode desidratar ou elevar a pressão. As grávidas também deveriam limitar o consumo, porque o café pode aumentar o risco de aborto.
Quem se preocupa com o colesterol deve prevenir o café coado ou instantâneo. O café não filtrado, como o café feito na cafeteira de embalo, por exemplo, contém teor maior de uma substância chamada cafestol, que faz subir o colesterol.

ENXAQUECAS E RISCO DE DERRAME

Até 17 % das mulheres e 6% dos homens já tiveram um episódio de enxaquecas. Pesquisas mostram que mulheres que sofrem deste mal com sintomas de “aura” correm risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) do que as não têm enxaqueca.
Por que a ligação? As dores de cabeça da enxaqueca são causadas pela inflamação das artérias que cercam o cérebro. Outras artérias dentro dele também podem sofrer espasmos durante a crise, interrompendo temporariamente a circulação do sangue e, assim, aumentando a probabilidade de AVC.

Riscos adicionais. Anormalidades do revestimento das artérias também podem levar o sangue a se coagular mais depressa. “Em casos raros, as artérias que seguem para o cérebro podem romper-se mais facilmente”, diz a Dra. Gretchen Tietjen, professora de Neurologia da Universidade de Toledo. Esses rompimentos podem causar o estreitamento dos vasos e a formação de coágulos. O excesso de estrogênio dos contraceptivos orais (principalmente em fumantes) e a terapia de reposição hormonal podem aumentar ainda mais os fatores de coagulação e criar o ambiente perfeito para um AVC.
Como reduzir o risco. Já se demonstrou que doses baixar de aspirina são capazes de reduzir o risco de AVC em mulheres com mais de 45 anos e também impedir a enxaqueca.
Os médicos podem ajudar a diminuir o risco das artérias anormais. Um caminho é manter a pressão artéria em níveis saudáveis. Peça também ao médico um exame de sangue de rotina para determinar se existem sinais de aumento da coagulação. Caso existam, converse sobre a terapia com aspirina, sobre medicamentos anticoagulantes ou alternativos à reposição hormonal.